domingo, 4 de outubro de 2015

Alex Ferguson sobre liderança e aposentadoria

Alex Ferguson sobre liderança e aposentadoria

Sir Alex Ferguson comandou o Manchester United por mais de 20 anos, e mesmo aposentado, o ex-treinador ainda tem muitas histórias para contar. Para divulgar o seu livro “Leading”, escrito em parceria com Michael Moritz, presidente da Sequota Capital, Ferguson está fazendo uma turnê pelo Reino Unido, e hipnotizando o público.

Com toda a sua experiência no dia-a-dia dos clubes, Ferguson tem o seu modo próprio de trabalhar, e acredita que o treinador de futebol é como um banqueiro. Em uma entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, ele explicou a semelhança entre as duas profissões.
“Treinador de futebol é como um banqueiro. O tempo todo administra milhões que não são dele e precisa tomar decisões em cima disso. Observação sempre foi uma parte fundamental do meu trabalho. Não consigo acreditar que hoje em dia o técnico ainda dê treinos. Se ele está no meio do campo, comandando o treinamento, deixa de ver coisas que perceberia observando de fora. É para isso que há o assistente. ”

“O técnico precisa criar um bom ambiente em todo o clube. Reconhecer as pessoas que trabalham duro, chama-las pelo nome. Vocês não fazem ideia do quanto isso é importante para que todos se sintam bem...”
O livro escrito por Ferguson era para ser sobre liderança, voltado para o mundo empresarial, mas acabou se tornando uma obra sobre futebol, mais especificamente um guia para técnicos. O ex-treinador admitiu que já tentou fazer outras coisas, no entanto, acaba sempre falando sobre o assunto.

“Com o passar dos anos, eu estudei francês, aprendi sobre vinhos, comecei a tocar piano. Mas no fundo, eu só sei falar sobre futebol.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário