terça-feira, 29 de novembro de 2022

Minha primeira viagem ao Rio de Janeiro


Tive que viajar ao Rio de Janeiro a trabalho, especificamente a um evento de tecnologia, a qual pude participar.

Não foi barato, mas também não foi muito caro.

Foi a minha primeira experiencia de avião, embarquei em congonhas (são paulo) e aterrissei no aeroporto santos dummont (rio de janeiro) que por sinal é muito bonito, pois é quase um aeroporto ilha em que os aviões pousam.

Pude ficar na janelinha acompanhando tudo, o avião da Azul não era tão apertado quanto eu esperava e pude colocar a minha bagagem em cima e tive sim espaço suficiente para as pernas.

Eu estava na minha poltrona e a moça que estava do lado, parecia muito nervosa, e eu estava na tentativa de tranquilizar, eu conversei um pouco com ela.

A moça estava gravida de um menino que iria chamar de Romeu, ela viajava muito a negócios pois organizava feiras literárias, foi uma conversa legal.

Pra mim a decolagem e o pouso foram tranquilos mesmo com "tranquinhos" aqui e ali.

Chegando na barra da tijuca, encontramos a frieza do carioca da barra que é totalmente diferente a do carioca que já conheci.

Minha mãe e o meu primo foram comigo, eles acham que não deve ser nada referente a rivalidade do paulista x carioca, mas acredito que sim. Acho que os cariocas levam mais a sério isso, que ao contrário.

Fiquei no hotel Windsor Tower, um hotel 3 estrelas ajeitadinho, mas nos quartos nada de muito luxuoso, nem deu pra aproveitar a piscina e a academia. O sabonete do hotel me deu uma pequena alergia na cara.

Como tinha chegado a 3 dias do evento, pude aproveitar um pouco do Rio, fui ao Bondinho (comprei duas vezes o ingresso por burrice e ansiedade minha, e me lembro agora de ter que pedir o dinheiro de volta). Tudo parecia muito bonito, como um quadro na parede.

Visitei praias famosas, como Leblon, Ipanema, Barra, Joá, Arpoador, mas não deu tempo de aproveitar de ir para a areia e tomar um banho de mar. Acho que não sou muito fã de dar "tibum" na água. Não queria estragar a minha escova.

Um mendigo quase tentou brigar comigo, acho que eles percebem quem é turista e quem é carioca.

Finalmente encontramos um uber carioca que era menos frio, nos explicou que a Barra é da elite e que eles olham para todos de cima para baixo.

Sou paulistano, tive a oportunidade de morar em excelentes bairros em SP, mas nunca vi tanta gente arrogante como na Barra da Tijuca.

Depois do passeio no pão de açucar, conhecemos uma carioca da cabine de informações e ela era uma pessoa muito gentil e até pensamos em morar no Rio em um momento de empolgação, mas infelizmente a violencia parece descontrolada a todo momento, não que SP seja um paraíso, mas parece que disfarça melhor, tirando a barra que parece um bairro muito seguro.

Existe outra coisa que são paulo disfarça melhor, que é a segregação em entre pobres/ricos, negros e brancos, nós como uma familia negra de classe média parecíamos um mico-leão dourado, como um animal raro, não que são paulo seja o baluarte da distribuição de renda, pois a segregação em SP também existe, mas no Rio, principalmente na Barra, parece Johanesburgo em 86.

Pude andar nas mini-motos elétricas de Copacabana e quase caí junto da minha mãe.

No dia da minha apresentação, pude fazer uma excelente apresentação no evento.

Tudo é muito caro no Rio, segregando ainda mais a cidade.

É uma das cidades mais lindas que já vi, até mesmo na arquitetura dentro dos bairros da zona sul, mas é dificil morar sendo classe média.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário