sábado, 14 de outubro de 2023

Minha Primeira Viagem a Florianopolis

Minha mãe separou 2k para viajar para algum lugar nas suas férias de 3 dias, eu não queria pessoalmente voltar ao Rio devido estar extremamente inseguro e depois de ter ido 3x, acredito que já tinha encerrado o meu ciclo por lá, pelo ao menos a capital do estado.

Decidimos ir para Florianopolis de onibus, foi uma viagem extremamente cansativa, mais de 12 horas de onibus com 2-3 paradas ocasionais, todo mundo foi muito solicito comigo e minha familia (minha mãe e irmã), não tivemos nenhum caso de racismo como temiamos (minha mãe mais temia).

Lá chegamos ao Airbnb de uma senhora de meia idade, gaúcha, bonita, de por volta de seus 45 anos, que nos tratou muito bem, tivemos um excelente apartamento somente para nós, com dois quartos e bem espaçoso, no bairro dos ingleses.

O clima não estava ruim, mas não estava perfeito igual ao do Rio, mas pela viagem, levamos blusas em caso de um revertério, isso se mostrou uma boa iniciativa.

A primeira coisa que fizemos no dia seguinte foi ir a praia, e tudo estava muito bem cuidado, as casas, os quiosques, a comida um pouco cara, mas uma coisa que fiquei decepcionado com a praia dos ingleses é que não tinha calçadão, a praia era por trás das casas e prédios, então nada de corridas olhando o mar, pelo ao menos naquela praia, mas agua limpa sem ondas e areia fofa (não tão fofa igual ao do rio mas estava limpa).

Praia dos ingleses



Sinto que a influencia de sermos paulistanos (e não paulistas, mas acredito que nem notavam a diferença) foi significativa em Florianópolis, pois devido ao alto fluxo de gaúchos e paranaenses, os paulistanos possuem este estereótipo de endinheirado, mais educado e culto (o que é totalmente mentiroso, pois somos uma cidade de 15M de pessoas, com muitas histórias diferentes), mas o ponto de sermos paulistas, contribuiu para uma maior boa vontade em nos servirem e nos ajudarem de forma educada.

Depois de ir a praia, fomos a um restaurante de comida mineira de dono paulista da cidade de Bauru, na avenida das gaivotas, a comida estava boa e depois fomos a um restaurante de pizzas avaliado como o melhor de florianopolis pelo trip advisor, ele se chama Bere Birra Forneria.


A Bere Birra (estas pessoas da foto não sou eu, só tirei na internet)


O restaurante parecia ser no meio do nada, o que me deu um pouco de medo, mas isso é um ponto a ser citado da cidade, toda a cidade é MUITO SEGURA, muitas mulheres e crianças andando pela madrugada, muitas pessoas voltando a pé sozinhas no meio da noite, "Floripa é o que o Guaruja sempre tentou e nunca conseguiu ser".

Chegamos no restaurante que estava lotado, pelo nosso sotaque paulistano, sinto que ganhamos um atendimento caprichado, ficando até amigos do casal de donos do estabelecimento. Pensei que iria encontrar homens loiros incríveis na cidade e por isso achei que iria passar despercebido como um homem alto, moreno, mesmo que de cabelo escovado, engano meu, todas as mulheres de alguma forma trocaram olhares e me deram um feedback positivo, mesmo que sutil, melhorando um pouco a minha auto-estima.



eu só que um pouco mais queimado de sol

A pizza estava muito boa, ela foi feita com fermentação natural, ganhamos até alguns drinks gratuitos, o que abrilhantou ainda mais a noite, a minha irmã até começou a beber um pouco hahaha.

Fomos embora, um pouco tontos mas não bebados, para ir dormir e aproveitar o dia seguinte.

No dia seguinte fomos no floripa shopping, vi alguns olhares, mas nada de constrangedor a nossa familia, existia até uma certa admiração, pois ser uma familia negra e classe média é algo infelizmente de porcentagem muito pequena no Brasil. Ja na praia perto do centro, pudemos ver uma praia com mais cara de praia, com calçadão e pessoas andando de bicicleta.

Pude ir em uma reunião religiosa cristã que tem uma filial na cidade (tem filiais no mundo todo), ali junto dos outros dias, percebi que o floripano é uma pessoa fechada, que tem dificuldades ou não quer ter abertura socialmente, e nem mesmo o ambiente religioso cristão fugiu desta analise.

Algumas irmãs me notaram e insistiram em algum contato visual, mas eu as ignorei, elas eram bonitas, mas o esteriótipo que tinha na minha cabeça que eu iria encontrar a Alessandra Ambrosio a cada esquina ja tinha caído por terra, as mulheres catarinenses são tão bonitas assim como as paulistanas bonitas, não existe nada de absurdo que pude perceber olhando pela cidade.

Um irmão deixou escapar que a cidade não tem muita coisa para se fazer mesmo, então se você for jovem e quiser levar este ritmo paulistano de curtição para floripa, talvez não vá dar certão, pois a cidade é bem mais monotona e nada muito grandioso.

Conseguimos aproveitar estes 3 dias, e voltamos a nossa cansativa viagem de volta de onibus, tudo foi bem legal, pode ser que um dia eu volte ou até more na ilha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário