sábado, 20 de junho de 2015

Alemanha Ano Zero

Alemanha Ano Zero

Estava passeando entre os canais na Vivo TV,entao vi o Arte1 que nunca fui muito fan,mas estava passando um filme relacionado a segunda guerra mundial,especificamente o primeiro ano da alemanha pos reinado de Hitler e para quem é viciado nesse assunto como eu,o filme e fantastico,tem um final um pouco forte pois o menino-protagonista se mata no final,o filme foi totalmente filmado tres anos apos a guerra o filme foi feito em 1948,tudo aquilo ali nao é cenografico,predios destruidos,tudo era real,preservando toda a dor das pessoas derrotadas inclusive os atores que eram alemaes,o diretor era italiano entao explicado da onde vieram os fundos para o projeto,sempre tive essa curiosidade de saber como foi de em diante depois de 1945,eu me interesso as vezes no papel de resistencia japonesa na guerra,mas praticamente toda a minha atencao para assuntos da segunda guerra vai para a alemanha,sempre tive essa curiosidade estudei um pouco o "Milagre Economico" pos guerra com implementacao de novas politicas economicas alem da ajuda de paises aliados para a reconstrucao do pais,mas queria presenciar e ver como o povo e o pais se portavam e assistir este filme foi muito legal.
Enredo Oficial:
O enredo ocorre em Berlim, cidade devastada pelos bombardeios e ocupada pelas tropas aliadas. Edmund, um garoto de 12 anos, tenta ajudar a família e sai em busca de dinheiro nas ruas trocando objetos de valor. Seu pai está muito doente e necessita de constante repouso. Já sua irmã é acusada, injustamente, de prostituir-se para os soldados estrangeiros. Edmund acaba se envolvendo com um grupo de jovens deliqüentes e uma jovem órfã e sexualmente precoce.
Perambulando pelas ruas, Edmund reencontra um ex-professor, o Sr. Enning, claramente retratado por Rossellini como umpedófilo devido à forma exagerada com que demonstra interesse e acaricia o jovem. O professor pede para o jovem garoto vender um disco com um discurso de Hitler no mercado negro e, como recompensa, lhe dá uma parcela do valor em troca.
Ao ver a saúde do pai se deteriorar, resolve pedir ajuda a Enning. Este, no entanto, responde Edmund dizendo que em tempos de tanta dificuldade, deve imperar a lei do mais forte. O discurso de tom nazista do professor, em combinação com as próprias queixas do pai que sente ser um empecilho para todos ao seu redor, leva Edmund a interpretar que é seu dever matá-lo e, portanto, ele envenena sua comida. Edmund conta o que fez a Enning, que recebe a notícia com espanto e o manda embora, negando ter qualquer responsabilidade sobre o ocorrido.
Edmund vaga pelas ruas da cidade sem rumo. Não encontra apoio dos jovens, que o mandam embora por ser ele muito mais novo. Tampouco sente-se à vontade para voltar a sua casa e acaba acompanhando o corpo do pai sendo levado do topo de um prédio em ruínas na vizinhança. Por fim, faz o que parece ser sua única saída. Edmund se suicida jogando-se do alto do prédio.

Trailer

Final do Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário